-As ideias já estão ajustadas à reforma ortográfica-

domingo, março 25, 2012

Sobre os Cheiros.

Vocês já repararam como os cheiros tem o incrível poder de nos trazer lembranças? É uma recordação mais real do que quando se olha uma foto, ou ouve uma voz, o cheiro te transporta por um momento para a cena passada em que este cheiro te marcou. Comigo as músicas também têm esse poder.

Eu sinto falta do cheiro da minha casa. E do cheiro das roupas minhas de lá. Tanto que quando minha mãe veio me visitar deixou uma manta que eu enrolei o q pude pra lavá-la, pq aquele cheirinho de casa era muito reconfortante!  E o taxista que conheci uma vez, que tinha o cheiro de Gundang misturado com perfume igual ao de um ex-namorado de muito tempo atrás! O perfume de uma colega que era idêntico ao de uma amiga de escola que trouxe à tona minha adolescência... O cheiro do Kaiak, da Natura, que sempre vai me lembrar das primeiras paixões da minha vida. E a camiseta que eu raptei uma vez e fiquei dormindo a semana inteira com ela?
 Além disto, pensei numa série de cheiros que podem passar despercebidos, mas que pra mim tem grande valor.
O cheiro de roupa de cama limpa; O Cheiro de livro novo; De bolo assando no forno; De terra molhada depois de uma chuva torrencial. De leite quentinho e queijo que só existe na casa da tia do interior. O cheiro matinal da nuca da pessoa que se gosta; Do perfume Dele que ficou na sua roupa. Aquele cheiro de praia que ficou na canga. Mas o que sou louca, fissurada mesmo é por cheirinho de bebê! Pra mim é o cheiro mais tranquilizante e aconchegante que existe. E por fim o cheiro que fica no banheiro depois que eu ou alguém especial toma banho. Claro que os cheiros de inúmeros perfumes e cremes são de extrema importância pra nossa memória olfativa, mas os cheiros mais marcantes são aqueles que nenhum perfumista consegue fabricar, não é mesmo?!

 

Nenhum comentário: