-As ideias já estão ajustadas à reforma ortográfica-

quinta-feira, dezembro 08, 2011

O Complicado e o Legal

Quem vive a vida de solteira vai entender este dilema. Nós somos felizes sozinhas. Somos independentes, temos faculdade, um emprego legal, falamos duas ou três línguas, somos extrovertidas, cultivamos várias amizades, saímos pra tudo quanto é lugar e tudo bem, podemos não ser exuberantemente lindas, mas..pra feias também não servimos.  Aí muita gente se pergunta, como essas gurias com tantos atributos ainda estão solteiras? (como se isso fosse sinal de infelicidade)  Será que somos muito exigentes? Será que nenhum homem presta? Ou será que estamos procurando no lugar errado? Eu, a bem da verdade, não procuro por mais ninguém. Quero é que me achem. Aprendi, depois de muito tempo a ficar de bem comigo mesma, a me conhecer, saber do que gosto e do que acho intolerável.  Mas nossa vida sempre tem que ter uma paixonite...alguém para nos tirar o fôlego e claro, parece que temos um imã pra homens complicados. Eles não são aqueles canalhas que a gente detecta de longe ( do qual já estamos vacinadas), temos plena consciência de que, se a gente pegar, vai ser só aquela noite e nem passamos nosso telefone. Os complicados nos impressionam, nos instigam e de alguma forma são excitantes, sem ser necessariamente bonitos, são inteligentes e charmosos de um jeito único, mas ao mesmo tempo são transtornados, confusos, bipolares, misteriosos,extremos, imprevisíveis. Eles têm sentimentos. Mas nem ele sabe quais são e em qual intensidade. Aliás, nem nós sabemos exatamente por quê nos fissuramos por estas criaturas perdidas. Pode ser pelo ponto de interrogação constante que eles deixam em nossas cabeças. Ou simples desejo de cuidá-los.  E ficamos ali, insistindo naquele cara que no fundo a gente sabe que não tem futuro, vai nos magoar ou, quando ainda têm alguma sensibilidade, se afastam pra deixar claro o recado "não quero compromisso, obrigado". Podemos ficar dias, às vezes meses insistindo no erro de achar que eles vão mudar de opinião; postamos indiretas no facebook,  inventamos qualquer desculpa pra vê-los ou encontrá-los "acidentalmente" e nos arrumamos pensando em cada detalhe, e de qual jeito vamos fazer ele nos notar. Aí vem a frustração: muito tempo passou e nada dessas atitudes teve resultado. Nem se você aparecesse com o figurino das personagens da Deborah Secco ou fizesse as piruetas iguais a da Daiane dos Santos ele ia te notar.
Nessa hora tentamos ser o mais racional possível, ficamos repetindo zilhões de vezes o mantra "esqueça ele" pra repelir o dito cujo de nossos pensamentos. Ficamos fazendo este exercício mental, escutando nossos amigos falar o quanto esse cara é imbecil,  frouxo e burro até que isto vira realidade. Finalmente nos livramos do encosto.
Aí eis que surge o Cara Legal. Ele faz tudo o que vc esperava do complicado: te manda mensagem de bom dia de manhã, liga pra saber como está, ELE é quem inventa desculpas ou eventos pra vcs saírem, fala da vida pessoal sem problema, te cobre de carinhos e elogios, te bota num pedestal, dá todos os sinais de que quer um romance, e o quer com VOCE. Era tudo que vc queria, ia ser perfeito não fosse por um detalhe: ele não faz nem seu coração dar um pulo cada vez que liga, não faz o pêlo da sua nuca arrepiar, nem voce sentir um aperto no coração toda vez que se despede e pra finalizar, o que ele gosta vc detesta, e vice-versa; as conversas geralmente são as mesmas, não tem muita ideia pra se trocar e os assuntos q vc tem pra falar ele não entenderia. Mas que merda!! Embora não procurando queremos um homem que nos valorize e faça sentir a pessoa mais especial do mundo e, quando encontramos, viramos a cara para esta chance. O resultado disto é que preferimos  ficar sozinhas. E felizes. Um dia vai chegar o cara  que tenha as qualidades do complicado com as atitudes do Cara Legal.. Esse cara tem que existir! Então pra que ter pressa e se atirar num relacionamento meia-boca por pura carência ou medo de ficar sozinha? Portanto, somos exigentes sim, porque além da mistura acima queremos alguém com o nível intelectual e financeiro (pelo menos) igual ao nosso. Eu não tenho pressa. Sei que balada e barzinho não é lugar de se encontrar este homem, mas lá vou me divertir, dar risadas e ter forças pra continuar levando a vida com leveza, apesar de toda carga que ela me joga.

Um comentário:

licekeller disse...

Bah, vamos aproveitar que hoje eu tô inspirada pra te responder.
O dilema do complicado x legal existe, acho eu, muito mais pra gente se conhecer do que qualquer outra coisa. Porque só o fato de sabermos distinguir um do outro já requer alguma experiência. Tanto no sentido de reconhecê-los, quanto na maneira de tratá-los e sobre como nos sentimos a respeito deles.
Sempre vamos nos deparar com aquele cara que nos tira do chão, mas depois vem aquele balde de água fria. Ou com aquele cara muito melhor do que a encomenda, mas que não desperta nada na gente, nadinha, por mais que quiséssemos.
O bom do cara complicado é que a confusão e bagunça dele nos desestabiliza. E isso traz mudanças. E mudar é a lei da vida. E a gente só volta ao equilíbrio quando sabe lidar com o cara complicado sem que nos cause qualquer tormento, mas sim a sensação de maturidade para lidar com ele e os seus problemas.
O bom do cara legal é que ele nos faz sempre ponderar, colocar na balança o que queremos pra gente e concluir se ele preenche de alguma forma um lugar especial. Ou se vamos nos render ao conformismo de simplesmente ter um "homem pra chamar de meu" ou o famoso "adereço social de 90kg", enfim.
Os dois têm um papel fundamental na vida de qualquer guria solteira. Mas acho que o cara complicado é o que faz mais diferença na transformação da guria em mulher, afinal, como diria o Leoni "o tropeço ensina mais do que o sucesso, tá tudo bem mais claro agora". E se tu me perguntar se eu quis dizer que os caras complicados são tropeços, eu vou responder que sim. No dia que ele se descomplicar (e todo mundo um dia acha o seu lugar no mundo) ele vai se transformar num potencial "príncipe", não encantado, mas com "as qualidades do complicado com as atitudes do Cara Legal", como tu mesma disse.